top of page

Quem era Nathalia Urban, a jornalista brasileira que faleceu aos 36 anos na Escócia

  • Foto do escritor: Vozes Sertao
    Vozes Sertao
  • 11 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Nathalia Urban estava desfrutando de sua lua de mel na Tunísia após um recente casamento, quando, tragicamente, faleceu nesta quarta-feira (25/9). A notícia de sua morte chocou amigos e colegas, que a lembram com carinho e admiração.


A jornalista brasileira Nathalia Urban faleceu na quarta-feira, 25, aos 36 anos, na Escócia. A informação foi divulgada pelo "Brasil 247", onde Nathalia atuava como correspondente internacional. Ela sofreu um acidente em Edimburgo e estava internada, mas detalhes sobre o ocorrido ainda não foram esclarecidos.


Em uma emocionante postagem nas redes sociais, o site informou: “Infelizmente, nossa colega Nathalia não resistiu e os aparelhos serão desligados. Num último gesto de humanidade, os órgãos serão doados. Nathalia lutou pela liberdade de todos os povos. Estamos em luto e consternados. Oremos para que ela tenha uma boa passagem. Nathalia Urban sempre presente!”


Natalia Urban

Quem era Nathalia Urban?


Nascida em 25 de dezembro de 1987, em Santos (SP), Nathalia Urban teve uma trajetória marcada por desafios e conquistas. Filha de mãe solo, ela se mudou para João Pessoa, na Paraíba, aos 15 anos, onde passou parte da adolescência. Em 2013, Nathalia iniciou sua carreira como estagiária no Jornal A Tribuna de Santos e, em uma entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, revelou como seu interesse por história e política foi despertado por seu professor do Ensino Médio, Mário Romero.


Após ser aprovada em primeiro lugar no vestibular de Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, Nathalia viu seu sonho de estudar realizado, mas também enfrentou a dor da perda: sua mãe faleceu de câncer nos ossos pouco depois. Com um relacionamento conturbado com o padrasto, ela se mudou para São Paulo aos 19 anos para dar continuidade aos seus estudos.


Formação e Carreira


Em São Paulo, Nathalia foi aprovada na PUC São Paulo, onde decidiu mudar de Antropologia para Ciências Sociais, buscando uma base mais sólida em política. Mais tarde, voltou a Santos e estudou Jornalismo na Universidade Católica de Santos, onde buscou um trabalho que pudesse impactar a vida das pessoas.


Em 2013, ela ingressou no Grupo Tribuna e trabalhou como estagiária no Jornal A Tribuna. Depois da morte da avó, decidiu buscar novos significados para sua vida e se mudou para Londres com o companheiro da época. Insatisfeita na capital britânica e enfrentando desafios como imigrante, ela encontrou uma nova oportunidade de mudança quando se mudou para a Escócia, após ser inspirada por um cliente em um salão de beleza.


Contribuições no Brasil 247


Atualmente, Nathalia trabalhava no Brasil 247, onde criou o programa "Veias Abertas" e foi presença constante no "Bom Dia 247". No portal, ela ofereceu análises sobre questões internacionais e ancorou o programa "Globalistas". O site a lembrou como uma figura de combatividade e empatia, que deixou um legado de luta pelos povos oprimidos ao redor do mundo.


A perda de Nathalia Urban é sentida por amigos, colegas e todos que a admiravam por sua coragem e dedicação ao jornalismo.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page