Dikembe Mutombo, Lenda da NBA, morre aos 58 anos após luta contra o câncer
- Leandro Taddeo
- 11 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Congolês é o segundo jogador com mais tocos na história da liga americana e foi eleito All-Star em oito oportunidades. Ele lutava contra um câncer no cérebro
Dikembe Mutombo, ex-jogador de basquete, morreu aos 58 anos nesta segunda-feira (30). O congolês lutava contra um câncer no cérebro desde 2022, na cidade de Atlanta, na Geórgia.
Mutombo nasceu em 25 de junho de 1966, em Kinshasa, na República Democrática do Congo. Aos 21 anos, ele se mudou para os Estados Unidos para jogar basquete na Universidade de Georgetown. Durante sua carreira, o ex-pivô atuou na NBA por 17 temporadas e se aposentou em 2009.
No draft da NBA de 1991, Mutombo foi a quarta escolha, selecionado pelo Denver Nuggets. Ele jogou por cinco temporadas com a equipe do Colorado, antes de passar por Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e Houston Rockets.
Mutombo foi eleito quatro vezes o Defensor do Ano da NBA (1995, 1997, 1998 e 2001), estabelecendo um recorde que divide com Ben Wallace. Ele participou de oito edições do All-Star Game e recebeu três indicações para o All-NBA Team, o time ideal da liga a cada temporada.
Após se aposentar, Mutombo foi induzido ao Hall da Fama da NBA em 2015, junto com seu amigo e ex-companheiro de equipe, Allen Iverson.
Com 2,18 metros de altura, Mutombo se destacou como um especialista na defesa. Em termos de estatísticas, ele é o segundo jogador na história da liga em número de tocos, com 3.289 bloqueios.







Comentários